24 de maio de 2024
Banner Topo

Quatro de cada 10 brasileiras não usam contraceptivos – Metrópoles

 Quatro de cada 10 brasileiras não usam contraceptivos – Metrópoles
Compartilhe


Metropóles
atualizado
Embora nove em cada dez brasileiras estejam conscientes sobre cuidados a tomar com a saúde sexual e reprodutiva, pouco mais da metade faz uso contínuo de contraceptivos.
A descoberta faz parte de pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, sob encomenda da farmacêutica Organon Brasil. O levantamento coletou informações de 600 entrevistadas com idades entre 18 a 45 anos das classe A, B e C, entre julho e agosto deste ano.
De maneira geral, as mulheres entrevistadas já tinham conhecimento de pelo menos um método de proteção. Entre elas, 92% já tinha usado contraceptivos, mas só 58% mantém o uso de maneira regular.
Quando perguntadas sobre os contraceptivos que vêm primeiro à mente, 53% citam pílulas orais; 15%, preservativos; 12%, dispositivos intrauterinos (DIUs); 11% injeções mensais; e 2%, implantes hormonais.
Já entre o grupo que os usa continuamente, as preferências são por pílulas (33%); preservativos (14%); injeções mensais (12%) e trimestrais (9%); DIU hormonal (9%) e de cobre (7%); implante hormonal (4%); e métodos naturais como tabelinha, coito interrompido e temperatura corporal (2%).
“Se por um lado é maravilhoso perceber que as brasileiras compreendem a importância da saúde sexual e reprodutiva, por outro é preciso avançar mais para que esses cuidados sejam acessíveis e praticados por todas”, explica Andrea Ciolette, diretora de Saúde Feminina da Organon.
Segundo dados do Relatório de População da ONU, desenvolvido em 2022, o número de gestações não planejadas no mundo chega a 121 milhões por ano ou 331 mil por dia.
No Brasil, de acordo com o mesmo documento, 1,8 milhão, ou 55,4% de todos os nascimentos, não são planejados.
Siga a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

source