24 de maio de 2024
Banner Topo

Brasil acima dos 40ºC: saiba como se proteger das altas temperaturas – Metrópoles

 Brasil acima dos 40ºC: saiba como se proteger das altas temperaturas – Metrópoles
Compartilhe


Metropóles
atualizado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para altas temperaturas ao longo desta semana em diversas regiões do Brasil. O calor extremo pode trazer riscos à saúde de pessoas, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles indicam como se proteger e se hidratar durante os dias mais quentes.
As temperaturas podem ultrapassar os 42ºC em algumas cidades. O alerta do Inmet vale para as regiões Centro-Oeste, Norte e o interior de São Paulo. A situação deve se agravar na sexta-feira (22/9).
Confira como ficará a temperatura entre segunda-feira (18/9) e sábado (23/9):
Foto colorida mostra altas temperaturas no Brasil - Metrópoles
As altas temperaturas marcam o final do inverno e o começo da primavera, que se instaura no dia 23 de setembro e vai até 22 de dezembro de 2023, antecedendo o início do verão.
O calor pode trazer risco a saúde de toda a população, mas pessoas em situação de vulnerabilidade são mais sensíveis aos recordes de temperatura.
São mais sensíveis ao calor:
O calor extremo pode afetar o funcionamento do organismo humano, causando mal-estar e sensação de fraqueza. “Para que isso não ocorra o nosso corpo, através do hipotálamo, tem que fazer o controle da temperatura eliminando o calor através do suor. Nessa situação, é fundamental se hidratar profundamente com água e sucos naturais, refrigerantes, cervejas e energéticos não são válidos”, destaca o médico Gustavo Martins.
Ricardo Mourilhe, cardiologista dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, reforça que além da água natural, as pessoas mais sensíveis ao calor também podem consumir isotônicos para repor os nutrientes perdidos.
“Hidratação é com água e isotônicos, porque quando você bebe água, água pura, você não está repondo os eletrólitos que você perde no suor. Então os isotônicos acabam sendo mais saudáveis. Por exemplo, a água de coco é um ótimo isotônico e te mantém bastante hidratado”, afirma Ricardo Mourilhe.
O médico Gustavo Martins salienta ainda que além de se hidratar, as pessoas devem usar roupas mais leves e se proteger do Sol, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10 e 16h.
“As pessoas devem evitar os horários mais quentes do dia e devem comer comidas leves. E qualquer sinal de dor de cabeça, vômito, sensação de tontura, desmaio e mal estar procurar atendimento médico para que esteja corretamente diagnosticado e prontamente tratado”, completa Gustavo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source